Featured post

A Journey through the Desert

( First posted in Portuguese,  in March 2016) For Julia , The Princess with the Green Slippers 'Julia! Bernardo!&...

Sunday 30 May 2010

CADA EXPERIÊNCIA É UMA LIÇÃO

Uma coisa que a vida me tem ensinado é que cada experiência é uma lição. Cada dia que passa torna-nos uma pessoa diferente. O que nunca ninguém nos poderá roubar, é a escolha de sermos quem somos ou mesmo de quem queremos ser!
A identificação das «lições» nem sempre tem sido imediata, mas desde que comecei a olhar para as «experiências» como uma espécie de apredizagem, tenho conseguido apreciar mais o que tenho ou o que tive, sem rancor nem ressentimentos. A minha vida tem sido um pouco de mala às costas, o que quer dizer que na altura de partir (antes do re-começo), tenho que seleccionar o que posso e quero levar comigo ou o que vou deixar para trás...Nunca é um processo fácil, mas é algo incontornável e que tem de ser feito. Acho que isso me tem ajudado em relação às experiências da vida: levo comigo apenas aquelas que creio que me ajudarão a tornar numa pessoa melhor, com aquilo que tenho naquele dado momento. São sempre experiências cujas lições ainda não consegui identificar muito bem mas que sinto serem importantes; uma vez assimiladas e «aprendidas» essas lições deixam de fazer parte da bagagem. É um pouco como aprender a dar o laço nos sapatos: uma vez que aprendemos a fazê-lo, deixa de ser um desafio nas nossas vidas, logo deixa de ser uma carga...
No entanto, por vezes as «experiências» são demasiado duras...e ainda levo um tempo a identificar a lição ou lições que tenho que tirar delas, desperdiçando, assim, demasiado tempo a pensar no que não tenho...Acho que é uma falha do ser humano! Por sorte, as falhas podem ser corrigidas! :-)

No comments:

Post a Comment