Featured post

A Journey through the Desert

( First posted in Portuguese,  in March 2016) For Julia , The Princess with the Green Slippers 'Julia! Bernardo!&...

Thursday 2 June 2011

LANÇAMENTO DO MEU PRIMEIRO LIVRO: As Lições da Avó Patachoca - Arrumar é Divertido

 

Uma das coisas que mais me emocionou nestes dois dias de lançamento de livro foi o carinho que as crianças de me deram e a constatação de que gostaram realmente da história e das personagens: disseram-me que tinham adorado os nomes das personagens e que - agoram oiçam e registem bem - que eram meus/minhas fãs! Que mimo de crianças. Digam lá se não valeu a pena participar neste projecto?!?
Que agradável e emotivo foi falar com as crianças do Projecto Akreditar. (A foto foi deliberadamente desfocada para manter o seu anonimato) Passei um bom bocado com elas na tarde de 31 de Maio e fui «bombardiada» de carinho. Tinham muitas perguntas para mim, algumas delas muito profundas e maduras e fiquei impressionada com a atenção com que me escutavam. Chamei-os de «meus ilustradores» e disse-lhes que, tal como a Avó Patachoca e a Patajeca fariam parte das suas vidas, também eles fariam parte da minha para sempre.

1 de Junho 2011
Dia Mundial da Criança


Fiquei emocionada com as palavras que o Presidente da Fundação António Aleixo me dirigiu e a força do seu empenhamento na vontade de proporcionar uma vida com maior qualidade àquelas crianças (e todas as outras pessoas que a sua Fundação ajuda).


 
 
 


Ai, ai...parece que me tenho que habituar a dar autógrafos.










A minha cópia do livro foi assinado por muitos dos que estiveram envolvidos neste projecto. Como disse no «discurso» na Fundação António Aleixo, eu fui/sou apenas «um raminho na floresta»: Este projecto é muito mais do que um texto bonito e a sua ilustração.


 
 

 
Sabem como sei que os miúdos gostaram da Avó Patajeca e da Patajeca? Levei comigo mais uma Lição da Avó Patachoca e perguntei se gostariam de a ouvir. Mais do que gostar, tive logo 5 voluntários para a ler. Nessa nova história há algumas frases em Inglês, por isso ofereci-me para as ler. Mas não foi preciso, com o espírito de cooperação que os miúdos parecem ter adoptado com o Projecto Akreditar, houve logo um que disse que poderia ler as partes em Inglês (parece que um dos pais fala Inglês em casa). E assim foi, o meu dossier foi passando de mão em mão, e a atenção dos miúdos nunca se dispersou. Que emoção!

Pela fotógrafa Ana Abrão

Esta é uma das minhas fotos preferidas da fotógrafa Ana Abrão, que também participou no projecto. Não nos podemos esquecer que estas crianças, com problemas familiares e/ou sociais, foram «resgatadas» do abandono escolar pelo Projecto Akreditar. Nesta foto, vemos como elas aprenderam a trabalhar em conjunto e, especialmente, a PARTILHAR.

 






Nem todos os desenhos puderam ser incluidos no livro, mas o Editor Vítor Reis lá conseguiu juntar a maior parte deles. Tive pena de não ter tido oportunidade de fotografar os desenhos originais que estavam expostos num mural da Fundação António Aleixo.


  
 
...Há mesmo que AKREDITAR que é possível dar uma nova realidade às crianças menos privilegiadas.


Este livro custa €13 e pode ser encomendado directamente junto do EDITOR vitor_reis@veroverso.com,
 AS LIÇÕES DA AVÓ PATACHOCA: Arrumar é Divertido pretende angariar fundos para o Projecto AKREDITAR. Quanto a mim, espero que se consiga angariar mais do que apenas o suficiente para comprar mais tintas e papeis...Se vissem como o espaço AKREDITAR é simples mas tão ACOLHEDOR e se pudessem ver como as crianças parecem felizes lá, entenderiam como é importante apoiar iniciativas como esta.

7 comments:

  1. Parabéns, Paula! Fico muito contente que esteja a correr bem. As tuas histórias merecem ser partilhadas ;). Tenho de procurar essas lições!

    Ana Figueira

    ReplyDelete
  2. Obrigada pelo apoio, Ana. Espero que consiga encontrar o livro nas livrarias que menciono no blog: É por uma boa causa; por um projecto muito feliz. Como autora, ficarei à espera de algum feedback, especialmente sobre a reacção das vossas crianças. Um abraço.

    ReplyDelete
  3. Parabéns Paula! Não sabia que escrevia para crianças... Fiquei muito surpreendida! Vou comprar, estou curiosa!! Beijinhos

    Sandra Moreira

    ReplyDelete
  4. Obrigada Sandra. Eu estou muito emocionada com o resultado do livro: fruto de muita co-operação e boa vontade, não só dos responsáveis pelo projecto mas, especialmente, das crianças que participaram nele. Espero que gostes e, se o deres a ler a alguma criança, gostaria muito de saber qual foi a sua reacção.

    ReplyDelete
  5. Parabéeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeens amiga. Não estou surpreendida, sabia que um dia isto se dava...és assim... fantástica..mas tudo isso eu sei de cor... que este livro seja apenas o motor de arranque e que atrás venham muitos e muitos mais com o triplo do sucesso deste primeiro. É por isto tudo que sou tua fã...beijinho meu e da Rosa.

    ReplyDelete
  6. Deus quer o homem sonha a obra nasce... pelo prazer de escrever pela magia de inventar se fazem sonhos de palavras...

    Contente pelo teu sonho realizado...

    bjinhos

    ja li e gostei...

    ana barbara

    ReplyDelete
  7. Obrigada Aurora, Rosa e Ana Bárbara. O vosso apoio significa muito para mim.

    ReplyDelete