Uma das coisas que mais me emocionou nestes dois dias de lançamento de livro foi o carinho que as crianças de me deram e a constatação de que gostaram realmente da história e das personagens: disseram-me que tinham adorado os nomes das personagens e que - agoram oiçam e registem bem - que eram meus/minhas fãs! Que mimo de crianças. Digam lá se não valeu a pena participar neste projecto?!?
Que agradável e emotivo foi falar com as crianças do Projecto Akreditar. (A foto foi deliberadamente desfocada para manter o seu anonimato) Passei um bom bocado com elas na tarde de 31 de Maio e fui «bombardiada» de carinho. Tinham muitas perguntas para mim, algumas delas muito profundas e maduras e fiquei impressionada com a atenção com que me escutavam. Chamei-os de «meus ilustradores» e disse-lhes que, tal como a Avó Patachoca e a Patajeca fariam parte das suas vidas, também eles fariam parte da minha para sempre.1 de Junho 2011 Dia Mundial da Criança |
Ai, ai...parece que me tenho que habituar a dar autógrafos.
A minha cópia do livro foi assinado por muitos dos que estiveram envolvidos neste projecto. Como disse no «discurso» na Fundação António Aleixo, eu fui/sou apenas «um raminho na floresta»: Este projecto é muito mais do que um texto bonito e a sua ilustração.
Sabem como sei que os miúdos gostaram da Avó Patajeca e da Patajeca? Levei comigo mais uma Lição da Avó Patachoca e perguntei se gostariam de a ouvir. Mais do que gostar, tive logo 5 voluntários para a ler. Nessa nova história há algumas frases em Inglês, por isso ofereci-me para as ler. Mas não foi preciso, com o espírito de cooperação que os miúdos parecem ter adoptado com o Projecto Akreditar, houve logo um que disse que poderia ler as partes em Inglês (parece que um dos pais fala Inglês em casa). E assim foi, o meu dossier foi passando de mão em mão, e a atenção dos miúdos nunca se dispersou. Que emoção!
Pela fotógrafa Ana Abrão |
Esta é uma das minhas fotos preferidas da fotógrafa Ana Abrão, que também participou no projecto. Não nos podemos esquecer que estas crianças, com problemas familiares e/ou sociais, foram «resgatadas» do abandono escolar pelo Projecto Akreditar. Nesta foto, vemos como elas aprenderam a trabalhar em conjunto e, especialmente, a PARTILHAR.
Nem todos os desenhos puderam ser incluidos no livro, mas o Editor Vítor Reis lá conseguiu juntar a maior parte deles. Tive pena de não ter tido oportunidade de fotografar os desenhos originais que estavam expostos num mural da Fundação António Aleixo.
...Há mesmo que AKREDITAR que é possível dar uma nova realidade às crianças menos privilegiadas.
Este livro custa €13 e pode ser encomendado directamente junto do EDITOR vitor_reis@veroverso.com,
AS LIÇÕES DA AVÓ PATACHOCA: Arrumar é Divertido pretende angariar fundos para o Projecto AKREDITAR. Quanto a mim, espero que se consiga angariar mais do que apenas o suficiente para comprar mais tintas e papeis...Se vissem como o espaço AKREDITAR é simples mas tão ACOLHEDOR e se pudessem ver como as crianças parecem felizes lá, entenderiam como é importante apoiar iniciativas como esta.